PERU - O Caminho Iluminado da Transformação & INTI RAYMI - Festa do Deus Sol
22 de Junho a 2 de Julho, 2019
Dia 1 - 22 de Junho: Brasil - Lima - Cusco
O grupo irá se reunir em local e horário designado pela coordenação no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Maiores detalhes sobre o nosso encontro serão fornecidos posteriormente aos participantes. Boa Viagem!
Por volta de 06h20min iniciamos nosso vôo em direção a capital Lima, aonde deveremos desembarcar por volta de 09h30min. Após o desembarque, faremos conexão para a cidade Sagrada de Cusco, Capital do Império Inca, aonde deveremos chegar às 12h45min.
Após uma recepção calorosa e saudações da equipe local dos Espíritos da Terra, seremos transferidos para o nosso hotel. Após check-in, sugerimos uma sopa leve no restaurante do nosso hotel.
Cusco - o umbigo da terra - de acordo com os Incas, é uma cidade calorosa e encantadora. As memórias de seus antigos habitantes ainda estão vivas. Os Incas desenvolveram uma consciência avançada de energia e o conhecimento de como utilizar cada vibração para crescimento e transformação. Cada templo foi construído em um ponto específico de poder e está em alinhamento direto entre si e com a Estrela, como acima, abaixo.
Tarde livre para descansarmos e nos aclimatarmos à elevação (3.400 metros) e a este lugar atemporal onde outras dimensões se abrem rápida e facilmente.
No final da tarde, teremos uma reunião com nossa lider espiritual, a Brasileira Vera Lopez*, para uma aprensentação formal e estabelecermos uma maior conexão entre todos os participantes no nosso grupo, juntos iremos orar nossas intenções para essa jornada.
*Vera Lopez,
Bons sonhos!
Dia 2 - 23 de Junho: Cusco - Tipon
De manhã, viajaremos fora da cidade de Cusco até o espetacular templo aquático de Tipon.
Tipon é um antigo sítio agrícola com muitos terraços e um intrincado sistema de irrigação. Todo o complexo é alimentado por uma mola artesanal que emana na base da montanha sagrada Pachatusan. A energia em Tipon é suave e gentil, um local perfeito para nós abrirmos nossa jornada espiritual com uma cerimônia antiga.
À medida que nos reunimos em círculo, Vera Lopez vai falar sobre a Profecia Inca, como nosso grupo representa a manifestação dessa profecia e porque o Peru é considerado por muitos sábios de hoje o local de nascimento da Nova Terra. Enquanto nosso querido Paqo - Sumo Sacerdote da Nação Q'ero - prepara nosso primeiro despacho.
O povo Q'ero viveu durante séculos em aldeias a 5.500 metros de altitude, se acreditava que eles haviam desaparecido até que desceram das montanhas na década de 1950 para compartilhar sua sabedoria e suas profecias com todas as pessoas. Eles são conhecidos como tecelões da Luz, eles tecem símbolos da 5ª dimensão em suas mantas, que emanam luz e energia viva. Seus panos têm os mesmos símbolos tecidos neles como os do antigo Inca. Sua língua é considerada como tendo mais de 20.000 anos, e acredita-se que ela tenha semeado o hebraico antigo e o sânscrito, que são as línguas de muitos de nossos textos sagrados. Eles são uma das poucas civilizações na Terra que ainda mantêm seus antigos ensinamentos e códigos antigos intactos, pois não foram influenciados ou invadidos por outras culturas. Sua história, que tem sido transmitida de geração em geração, talvez por milhares de anos, afirma que eles são da mesma linhagem que os antigos Maias-Mexico, Hopi e Navajos-Estados Unidos e Tibetanos, e sua linguagem e rituais compartilham muitas semelhanças.
Uma cerimônia de Despacho é uma cerimônia interativa em que todos os envolvidos constroem juntos (consciência de unidade) uma mandala viva usando elementos reunidos de nosso ambiente local para oferecer nossas orações e intenções aos Apurunas, Espíritos da Natureza. Essas ofertas são reunidas de forma que tecem energeticamente os três mundos da existência, Hanan Pacha ou mundo superior, Kay Pacha ou mundo do meio e Uku Pacha ou mundo inferior, equilibrando o Feminino e Masculino Divino.
Nossa Iniciação na Tradição Inca começou.
Voltar ao nosso hotel e à noite é livre para desfrutar de Cusco e todas as festividades locais. Bons sonhos!
Dia 3 - 24 de Junho: Cusco - Inti Raymi - Festa do deus Sol
Inti Raymi ou Festa do Sol, foi a cerimônia religiosa mais importante do Império Inca em homenagem ao deus Sol (INTI-SUN). Inti Raymi é comemorado no menor dia do ano em termos de tempo entre o nascer e o pôr do Sol (Solstício de Inverno). No Inti Raymi os Incas, os sacerdotes e todo o povo homenageiam o deus Sol. A importância religiosa, o festival cerimonial, social e política eram tais que se estendia no Tahuantisuyo (Império das Quatro Direções) inteiro, representantes de todos os povoados costumavam se reunir em Cusco para homenagear o deus Sol neste dia.
Após a conquista espanhola em 1532, a Igreja Católica suprimiu a cerimônia pela da Santa Católica de São Tiago. O Inti Raymi foi esquecido até meados do século XX quando, como expressão de um grande movimento de reavaliação da cultura nativa no Peru, retornou à cena. Em 1944 um grupo de intelectuais e artistas de Cusco chefiados pelo historiador de Cusco Humberto Vidal Unda decidiu recuperar o Inti Raymi da História e apresentá-lo como um espetáculo de tipo teatral, dedicado a toda a população de Cusco; Desde então, tem sido representado a cada ano, no dia 24 de Junho.
CONFIGURAÇÕES DA CERIMÔNIA INTI RAYMI:
A celebração do Inti Raymi no dia 24 de Junho, em homenagem ao deus Sol, é feita nos três cenários históricos e naturais:
1. QORIKANCHA ou o Templo do Sol dos Incas; aqui a celebração começa às 9h e dura 45 minutos.
2. Na Plaza de Armas, HAUQAYPATA ou a praça principal; na época dos Incas, essa vasta praça era usada para cerimônias importantes, que aconteciam inteiramente na grande plataforma “ushnu” ou cerimonial. A cerimônia começa às 11:00 e termina uma hora depois.
3. SAQSAYWAMAN - está localizado a 2 km da cidade de Cusco. O nome está na língua antiga usada pelos Incas (Q'echua), que se traduziu em meios espanhóis (falcão).
Programa realizedo em Saqsaywaman:
• Cerimonial de chegada • Anúncio dos 4 Suyus (ou os quatro pontos cardeais): Qollasuyu, Kuntisuyu, Antisuyu e Chinchaysuyu • Ritual Chicha • Ritual do Fogo Sagrado • Lalha sacrifício e uma leitura de sinais (não se preocupe, não há nenhuma lalha sacrificada de fato hoje em dia) • Sankhu (pão sagrado) leitura • Q'ochurikuy (explosão de exaltação popular) • “Q'ochurikuy” (Danças e música de todo o Peru)
Dia 4 - 25 de Junho: Cusco - Vale Sagrado dos Incas - Moray
Após o café da manhã, viajaremos de ônibus pelo Vale Sagrado dos Incas até o nosso hotel, um dos mais belos e luxuosos hotéis de todo o Peru.
Em nosso caminho para o Vale, pararemos no local mágico - Moray - conhecido como o Ventre da Mãe, onde teremos algum tempo de qualidade explorando e conectando esse vórtice de energia doce e ainda assim poderoso.
Continuamos nossa viagens para a bela cidade de Urubamba, onde um delicioso almoço peruano estará esperando por nós. Depois de chegar em nosso hotel e fazer o check-in, nos reunimos em círculo e nosso Sacerdote Andino irá conduzir uma cerimônia para nos abençoar com uma antiga transmissão de energia, uma iniciação chamada Llankay Karpay.
Uma transmissão de Karpay é onde um Paqo (Sacerdote Inca) intercede em nosso nome invocando os Seres Elementais para nos auxiliar na mudança dos seres humanos que somos para os seres luminosos que estamos todos tornando. Ao plantar uma semente luminosa intencional que literalmente se infunde em nosso DNA, esta semente, uma vez dada a nós por eles e alimentada por nós, crescerá em nossos campos energéticos e estará lá para nos ajudar nesse processo de transformação.
Todos os que receberam o dom da transmissões deste Karpay são instantaneamente iniciados como Paqos desta antiga linhagem e se tornam Embaixadores da Terra.
A "medicina" Q'ero é intencional. As transmissões que você receberá do curandeiro / paqo são muito parecidas com uma sintonização de poderes; O processo carrega uma incrível intensidade energética e precisa do seu foco com toda a clareza que você pode oferecer para maximizar os resultados de cada transmissão. Depois do Karpay, você será considerado por eles um embaixador, indo para casa com ferramentas para usar em suas vidas e para ajudar os outros em sua própria jornada de despertar.
Llankay pode ser traduzido como “trabalho” ou “serviço” para todas as criações vivas e o universo (cosmos, “fonte”, Criador, etc.). É um estado de consciência em que o propósito da alma de cada indivíduo, ou caminho na vida, está a serviço do outro ser humano, assim como do cosmos. Tudo o que “fazemos” está em serviço final ao Divino. Llankay é uma explicação de que somos todos parte de um quadro maior e que cada parte é inerentemente dependente do outro. Todo pensamento, palavra e ação afeta tanto a todos e a tudo nesta experiência de vida que seria sensato viver conseqüentemente e com integridade e sem medo. Llankay nos permite expressar nossa criatividade através do nosso trabalho e também pode simbolizar o poder do corpo físico, ou o nosso eu animal. Sua energia reside no corpo físico abaixo da caixa torácica até a virilha e coincide com os três primeiros chakras. Com Llankay, sabemos que não estamos sozinhos. A lição de Llankay é "Estamos todos conectados".
Dia 5 - 26 de Junho: Ollantaytambo - Ayni
Começamos nosso dia cedo, parando em um local sagrado, onde poucos turistas conseguem ir. Lá, nós receberemos o Munay Karpay. Se há uma palavra em Português para descrever Munay, o mais próximo seria “amor”, mas Munay é mais uma consciência de aceitação e apreciação por toda a criação e tudo o que é. Está mais de acordo com um amor universal e incondicional.
Munay entende que somos todos diferentes em que teremos opiniões diferentes e podemos estar em caminhos diferentes em nossas vidas e que está tudo bem, pois paradoxalmente somos todos semelhantes, somos seres espirituais tendo uma experiência física. A área em nosso corpo físico onde a energia de Munay está é em torno do chakra do coração (quarto centro de energia ao redor do coração físico). Como o chakra do coração, Munay faz a ponte entre o nosso Eu Inferior e o nosso Eu Superior e é o centro que nos une. A prática de Munay se concentra no positivo e deixa de lado a energia pesada, como a raiva e o ressentimento, que tendem a “pesar uma pessoa para baixo”. A lição de Munay é "Somos Um".
Em seguida, percorremos o Vale Sagrado até a antiga cidade de Ollantaytambo. Ollantaytambo, antes dos Incas, era conhecido como um Templo do Amor Lemuriano, hoje também chamado de Templo do Sol. Aqui nós experimentaremos uma energia profunda que está de alguma forma conectada a seis enormes pedras rosas que foram misteriosamente transportadas para este lugar.
Depois do almoço, viajamos para uma aldeia próxima para visitar as crianças abençoadas que vão cantar, dançar e nos receber com flores e sorrisos de gratidão. Estamos vindo para visitar e compartilhar nosso amor e presentes com eles. Estaremos vivendo a lei de Ayni. Ayni é o conceito andino de "reciprocidade", que fornece a base para a forma como os povos andinos se relacionam entre si, e também como eles se relacionam com a natureza (eles não se vêem como separados da natureza). Em Ayni você não dá ou recebe algo sem reciprocidade. Assim, ao oferecermos nossos talentos, tesouros e tempo, sairemos com bênçãos ilimitadas.
Nossos grupos oferecem algo único e especial para as crianças e nativos de uma aldeia remota e neste dia você terá a oportunidade de tocar o coração de alguém de uma maneira que você nunca pensou que seria possível. Muitos consideram esta experiência o ponto alto de sua viagem.
Depois de retornar ao nosso hotel, teremos tempo livre para aproveitar nossas instalações de retiro. Você pode escolher um tratamento especial de SPA andino ou ter tempo sozinho para meditar e se conectar com as montanhas poderosas que cercam nosso centro de retiro.
Dia 6 - 27 de Junho: Pisac
Hoje nos reuniremos para o nosso Karpay final. Quando Llankay e Munay estão em equilíbrio, isso permite manifestar a terceira lei Inca de Yachay. Yachay se traduz como "sabedoria" e é mais um conhecimento interno e uma consciência mais elevada de nossos eus "autênticos" ou verdadeiros. Entendemos que não somos nossos egos, somos muito mais. Yachay nos permite liberar nossa identidade com os vários papéis que desempenhamos na vida que têm a tendência de nos prender e nos impedir de “lembrar” quem realmente somos. Yachay nos permite alcançar um estado de paz e alegria interior, independentemente da contenda e agitação que ocorrem externamente. É um estado de quietude e presença. A meditação é uma prática chave que pode levar a um estado de Yachay. A energia de Yachay reside em torno de nossos quinto, sexto e sétimo chacras, centralizados em torno da testa entre as sobrancelhas (a área do “Terceiro Olho”). Yachay é tudo sobre viver no presente. A lição de Yachay é "Tudo está bem".
Após esta iniciação, viajamos para a cidade de Pisac para experimentar o antigo templo Pisac, também conhecido como o Lar Wira (deus do vento). Nós completamos este dia explorando o tradicional mercado native de Pisac.
Fim do dia retorno ao nosso hotel. Retire-se cedo e prepare seu coração para os próximos dias mágicos. Doce antecipação! Machu Picchu estamos chegando !!!
Dia 7 - 28 de Junho: Vale Sagrado - Machu Picchu
De manhã cedo embarcaremos em um trem para Machu Picchu. A vista de tirar o fôlego do Vale do Urubamba, onde o tempo pára, será uma preparação especial para a nossa chegada à Cidade Sagrada de Cristal, conhecida como uma das Sete Maravilhas do Mundo.
Após o check-in em nosso hotel no vilarejo de Aguas Calientes, pegamos o ônibus local até a montanha e, 30 minutos depois, estaremos experimentando um dos momentos mais especiais da nossa jornada, um momento em que muitos de nós sonhamos. ao longo do tempo, e agora finalmente se tornou realidade.
Machu Picchu era uma universidade onde mulheres experientes praticavam a espiritualidade diária. Antes de entrar em Machu Picchu, pediremos permissão aos guias espirituais de Machu Picchu para nos permitir entrar em suas paredes sagradas. Depois de uma meditação do pôr-do-sol em Intihuatana, o ponto mais alto de Machu Picchu, pegamos o último ônibus até a vila, onde desfrutaremos de um agradável jantar. Bons sonhos!
Dia 8 - 29 de Junho: Machu Picchu Nascer do Sol
À medida que o Sol nasce através das montanhas sagradas ao redor de Machu Picchu, estaremos em cerimônia aguardando para receber Taita Inti (Pai Sol) e seus raios de cura para iluminar e nos abençoar neste novo dia.
Após a cerimônia, nosso guia nos levará a um "city tour", onde conheceremos os templos do Condor, a Casa da Mulher Escolhida, a área Residencial das Sacerdotisas e o Templo de PachaMaMa. Tarde livre para desfrutar das Águas Quentes e explorar o mercado local. Nos encontramos novamente no final do dia para outro jantar adorável. Bons sonhos!
Dia 9 - 30 de Junho: Machu Picchu/Cusco
Hoje nos despedimos deste lugar sagrado e viajamos de volta a Cusco, a capital do Império Inca. Noite livre ... aproveite a magia de Cusco!
Dia 10 - 1 de Julho: Cusco
De manhã, nos reunimos para um círculo final em Sacksayhuaman, um dos mais extraordinários templos do Império Inca.
Tarde livre, sugerimos um passeio a pé por Cusco, um tesouro parado no tempo e espaço. Nos encontramos na recepção do nosso hotel por volta das 18:00 hr. para um círculo de encerramento seguido pelo nosso jantar de despedida.
Dia 11 - 2 de Julho: Cusco/Lima/Sao Paulo
Depois do café da manhã transfer ao aeroporto para fazer o check-in para nosso vôo de volta a Lima. Entre chegada e proxima partida (internacional) teremos algumas horas. Sugerimos um almoço no restaurante do hotel localizado dentro do complexo do aeroporto. O hotel também oferece pacotes de SPA enquanto aguardamos para o check-in international. O check-in deve ter inicio 3 hrs antes do embarque.
É hora de dizer adeus a nossos irmãos e irmãs de outros países que viajaram conosco, que nossos abraços expressem o amor que agora sentimos um pelo outro e que possamos nos abraçar e carregar no pequeno espaço do coração os belos momentos que compartilhamos.
O aeroporto de Lima foi eleito pela terceira vez consecutiva como o melhor da América do Sul. Sendo assim, o grupo terá bastante tempo livre para visitar as inúmeras lojas existentes, bem como ingressar no Free Shopping para compras de produtos importados.
Devido ao horário de nosso vôo, o jantar será servido abordo da aeronave.
Obrigado por esta incrível jornada de coração: por todo o crescimento transformador e amor que compartilhamos, e pela conexão eterna. Bênçãos para o seu retorno… Amor sempre, Vera Lopez